IV Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

 

Objetivos

  
Discutir o corpo como uma construção cultural e como efeito de inscrições processadas nas práticas sociais, cujas marcas lhe conferem determinado gênero e sexualidade. Discutir e problematizar o papel das práticas sociais na fabricação dos corpos contemporâneos enfatizando sua relação com a saúde, a beleza, a socialização e o trabalho.

 

Histórico

 
O 4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: composições e desafios para formação docente, se configura a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde já foram realizadas as duas primeiras edição do evento e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi realizada a última edição. Por parte da FURG, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (Associação Ampla), Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Por parte da UFRGS estão envolvidos três programas de Pós-Graduação, a saber: programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Associação Ampla).

 O evento busca discutir o corpo humano como uma construção cultural e como efeito de inscrições processadas nas práticas sociais, cujas marcas lhe conferem determinado gênero e sexualidade. Busca discutir e problematizar o papel das práticas sociais na educação dos corpos contemporâneos enfatizando sua relação com a saúde, a beleza, a socialização e o trabalho. Está direcionado para professores/as da rede pública e particular de ensino, profissionais da área da saúde e pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação, demais profissionais interessados.

Justificamos, ainda, a realização deste evento por entendermos que corpo, gênero e sexualidade são dimensões que ganharam, no mundo contemporâneo, uma centralidade inegável. De certo modo pode-se dizer que esses temas ou questões estão por toda parte: na mídia, nos discursos médicos, religiosos, psicológicos, jurídicos, e educacionais.

Certamente várias condições sociais, políticas, culturais, se conjugaram ou se articularam para produzir tal visibilidade. Profundas e aceleradas transformações das mais diversas ordens têm, nos últimos tempos e de forma intensa, desestabilizado certezas; desarranjado formas de convivência entre os sujeitos; alterado formas de gerar, de nascer, crescer, de amar ou de morrer; marcando os corpos masculinos e femininos. Importantes e instigantes análises e teorizações também vêm sendo produzidas nesses campos nas últimas décadas. Por tudo isso, parece evidente que na formação de profissionais do campo da educação e áreas afins se discutam tais questões. Neste sentido, parece-nos oportuno expandir a experiência de estudo e pesquisa acumulada por profissionais que vêm desenvolvendo estudos que articulam as teorizações dos Estudos Culturais e da Educação (agregando, ainda, as contribuições da História do Corpo, da Ciência, da Saúde, dos Estudos Gay e Lésbico, Estudos Negros e Educação Ambiental).

As duas primeiras edições anteriores do evento foram realizadas na cidade de Rio Grande e, contaram com a participação dos grupos de pesquisa da UFRGS na organização e realização do mesmo. Houve mais de 200 participantes em cada edição o que nos permite afirmar que discussões como estas são de interesses de profissionais de áreas distintas. A continuidade do evento, se deu em 2007, em Porto Alegre, com a participação de 500 estudantes, professores/as, pesquisadores/as, entre outros profissionais.