APRESENTAÇÃO

O VII Seminário, Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional, Corpo, Gênero e Sexualidade, e do III Luso-Brasileiro, Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade configura-se a partir de uma parceria entre cinco universidades federais brasileiras e uma universidade portuguesa. Lideram o evento a Universidade Federal do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade do Minho, e são parceiras: a Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Lavras e a Universidade Federal de Uberlândia. Também apoiam o evento a Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Pará, Universidade Luterana do Brasil e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Esse regime de parceria diz de um longo histórico de trabalhos conjuntos, relações acadêmicas, intercâmbio de docentes e discentes, presença em bancas de trabalhos de conclusão, organização de eventos bilaterais, criação de núcleos de pesquisa, disputa conjunta de editais de investigação científica e um sem número de outras ações que forneceram um território sólido para fertilizar ideias.

O evento possui uma significativa contribuição para a partilha dos resultados de investigações, experiências vivenciadas, reflexões críticas e entendimentos para o debate da educação para a sexualidade e para a promoção da igualdade de gênero, saúde e sustentabilidade, além de possibilitar a emergência de momentos de diálogos entre pesquisadores/as e docentes da educação básica, bem como representantes de movimentos sociais e demais segmentos da sociedade. Sendo assim, articula pesquisa e atuação na docência com relação às temáticas de corpos, gêneros e sexualidades. O evento diz também de um percurso dessas universidades, grupos de pesquisa e pesquisadores/as com os quais a investigação acadêmica rigorosa e o envolvimento político com os temas andaram de mãos dadas, na busca de uma sociedade que respeite o pluralismo e a diversidade.

Assim, os Anais Eletrônicos possibilitam socializar e colocar em discussão as experiências e pesquisas produzidas por profissionais que vêm desenvolvendo estudos que articulam as teorizações dos campos dos Estudos Culturais e da Educação – agregando, ainda, as contribuições da História do Corpo, dos Estudos da Ciência, da Saúde, dos Estudos Gays e Lésbicos, Estudos Negros e Educação Ambiental.

Os Anais apresentam os textos dos trabalhos que foram apresentados na forma oral, pôster, relato de experiência e grupos de pesquisa.

Para a organização, adotamos as temáticas assumidas no evento e distribuídas nos seguintes eixos temáticos: A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: Problematizações a partir de Michel Foucault; Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero; Alteridades, interseccionalidades e educação; Apontamentos preliminares das questões de gênero; Arte, subjetividades e escrita de si; Artefatos Culturais, significados de gênero e educação; Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos; Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no Pibid - programa de iniciação à docência; Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações; Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas; Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero; Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social; Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es; Gêneros e sexualidades nos currículos escolares; Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas; Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas; Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social; Gênero, sexualidades e políticas educacionais; Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento; Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento; Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade; Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos; Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional; Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero; O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos...; O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas; Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades; Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento; Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior.

Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro
FURG

Profª. Drª. Joanalira Corpes Magalhães
FURG

Prof. Dr. Fernando Seffner
UFRGS

Profª. Drª. Teresa Vilaça
UMINHO


Segue arquivo com a folha rosto e a ficha catalográfica, para baixar, clique aqui.


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