Trabalho |
Autores |
Categoria |
Eixo |
#SECUIDAAÍ: A REPRESENTAÇÃO DA MASCULINIDADE NA CAMPANHA DE O BOTICÁRIO MEN |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
17 DE MAIO: AÇÕES NO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A LGBTFOBIA PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER TRANSEXUAL: INSTRUMENTO DE DIGNIDADE E JUSTIÇA SOCIAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
A ARTE DE EXPERIMENTAR O CORPO NO TEATRO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PROPOSTA PARA A DISCUSSÃO DE GÊNERO: O FUSQUINHA COR-DE-ROSA VISITA O 13 DE MAIO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE PARA O AUXÍLIO À COMPREENSÃO E O ROMPIMENTO DAS DISTINÇÕES DE GÊNEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
A CRIMINALIDADE FEMININA À LUZ DAS DIFERENTES CORRENTES CRIMINOLÓGICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
A DILUIÇÃO DAS FRONTEIRAS DA CULTURA DE GÊNERO NOS ATELIÊS DO ARTESANATO DE MIRITI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA MULHERES MIGRANTES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
A ÉTICA, A BELEZA E A ARTE NO RETRATO DE DORIAN GRAY |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MULHERES, CORPOS, MÍDIAS E SORORIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS E DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
A FACE MENOS VISÍVEL: VIOLÊNCIA NO NAMORO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
A GAROTA PIN-UP: OBJETIFICAÇÃO E SEXUALIZAÇÃO DA MULHER NA CONTEMPORANEIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 5º ANO INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL EM CASTANHAL-PA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
A LEI, DE LIMA BARRETO: O DISCURSO JURÍDICO E O CONTROLE BIOPOLÍTICO DOS CORPOS DAS MULHERES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
A LINGUAGEM CORPORAL COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA PROFISSIONAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO APORTE PARA OS ESTUDOS DE GÊNERO NA ESCOLA – SONHOS & MEDOS – O QUE GUARDO NA BOLSA AMARELA? |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
A MATERNIDADE NO CONTEXTO DO PRESÍDIO ESTADUAL FEMININO MADRE PELLETIER |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
A MIGRAÇÃO DE MULHERES PALESTINAS PARA A FRONTEIRA SUL DO BRASIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
A NATURALIZAÇÃO DO BULLYING LGBTFÓBICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
A NECESSÁRIA INCLUSÃO DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
A NOSSA VOZ: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA FEMINISTA E EMANCIPATÓRIA NO IFRS CAMPUS FELIZ |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
A PRÁTICA DO FUTSAL POR MULHERES: UM ESPAÇO SÓ DE MENINAS? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL SOBRE SAÚDE DE SUJEITOS TRANSGÊNEROS PUBLICADA NO PUBMED |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO NA INFÂNCIA: REPRESENTAÇÕES DE CORPOS INFANTIS NOS VIDEOCLIPES DE MCS MIRINS NO YOUTUBE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
A QUESTÃO DE GÊNERO NA PESCA ARTESANAL EM RIO GRANDE: OS DESAFIOS DAS MULHERES PESCADORAS NA GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MARCAS DE UM PRINCÍPIO ÉTICO E ESTÉTICO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
A SOLIDEZ DO FUTEBOL DE MULHERES NO BRASIL PODE ESTAR NA MUDANÇA DE REGIMENTOS? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
A SUBMISSÃO DO CORPO E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER FACE À NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
A VIGOREXIA NA MULHER: UM OLHAR SOBRE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
A “COMEMORAÇÃO” DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRODUÇÕES ESTÉTICAS DOS/AS ESTUDANTES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
A “IMAGEM” DAS MULHERES BRASILEIRAS NO EXTERIOR: CORPOS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DISCURSOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
A “LEI DA MORDAÇA” NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE-RS : UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS REALIZADOS NO CIBERESPAÇO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
ADOÇÃO POR CASAIS HOMOPARENTAIS E SUAS POSSIBILIDADES JURÍDICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE SEXUALIDADE: PENSANDO DOR NO BDSM |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
ANALISANDO ALGUNS ESTUDOS CIENTÍFICOS: EM FOCO A TRANSEXUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
ANÁLISE DE REPORTAGENS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
APOCALÍPSE GAY:ANÁLISE DE UM DISCURSO EVANGÉLICO SOBRE O FIM DOS TEMPOS A PARTIR DA FILOSOFIA DA HISTÓRIA DE PAUL TILLICH |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
APONTAMENTOS SOBRE O CORPO E O CUIDADO DE SI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
ARPILLERAS: MULHERES DE PERUS COSTURANDO A RESISTÊNCIA NA SALA DE AULA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
ARTICULANDO APARATOS CULTURAIS, PESQUISAS E FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORAS E EDUCADORES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
As (DES)CONTINUIDADES DO BRANQUEAMENTO DOS DENTES E DO CORPO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
AS (TRANS) FORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO ESPORTE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
AS AÇÕES PERFORMATIVAS DE PAULA GARCIA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCONSTRUINDO A INFLUÊNCIA PATRIARCAL E OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NO DISCURSO JORNALÍSTICO: A COBERTURA DA PARADA GAY DE 2008 PELA FOLHA E ESTADÃO E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
AS FRONTEIRAS ENTRE A FÊMEA HUMANA E NÃO HUMANA E SUAS OPRESSÕES EM MUGIDO, DE MARÍLIA FLOÔR KOSBY |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA MULHERES MIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
AS MULHERES NA GESTÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO:UMA ANÁLISE DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
AS NARRATIVAS DOS MECANISMOS DE CONTROLE DA ASSEXUALIDADE DE JOVENS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NO ARTESANATO DE MIRITI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
AS SEXUALIDADES NÃO HEGEMÔNICAS, AS MÍDIAS DA COMUNICAÇÃO E AS NOVAS POSSIBILIDADES DA PRÁTICA CRISTÃ |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
AS STRONGWOMEN E A HERSTORY NA MUSCULAÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
ATRAVESSAMENTOS DO GÊNERO: UMA ANÁLISE CULTURAL DO DORAMA HELLO, MY TWENTIES! |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
AUTORRETRATO OU (DES)CONFIGURAÇÕES DE SI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
AVALIANDO NARRATIVAS DE ADOLESCENTES A PARTIR DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE AS TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E IGUALDADE DE GÊNERO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
BIOGRAFIAS DO TRAUMA: UM OLHAR LITERÁRIO E INTERDISCIPLINAR PARA A EXPERIÊNCIA DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
BORBULHAS, ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS (IN)CITADOS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO CONTRA AS VIOLÊNCIAS SEXUAIS NAS INFÂNCIAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
BRANQUITUDE E COLONIALIDADE ACADÊMICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
BREVES ANOTAÇÕES SOBRE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
BRINCADIQUÊ? O BAÚ ARCO-ÍRIS E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
BRTRANS: ANÁLISES SOBRE GÊNERO, ABJEÇÃO E PERFORMATIVIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
CAMBIANTES SOLIDARIEDADES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
CARTOGRAFANDO MODOS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DE PALMAS: PRIMEIROS AGENCIAMENTOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
CIÊNCIA, SEXUALIDADE E RELIGIÃO: DIZERES DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
CINDY SHERMAN: COLOCAÇÕES SOBRE UMA FULGURANTE DISPOSIÇÃO QUEER |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
COLONIALIDADE DE GÊNERO: O FEMINISMO DECOLONIAL DE MARÍA LUGONES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
COMO HOMENS NARRAM A PRESENÇA FEMININA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
COMPETÊNCIAS NOS FORMATOS PARENTAIS: O USO DE TECNOLOGIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DISCURSOS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
CONCEPÇÕES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO PERMEADAS PELO TRÁFICO DE MULHERES PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: O SUBMUNDO LUCRATIVO ENTRE BRASIL E ESPANHA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
CONSTRUINDO-SE MENINOS E HOMENS ENTRE PROPOSIÇÕES E SILÊNCIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
CONTAR HISTÓRIAS E PROBLEMATIZAR DIFERENÇAS COM CRIANÇAS: A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
CORPO FEMININO E SAÚDE DA MULHER: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO RELIGIOSO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DEBATES NECESSÁRIOS NA ADOLESCÊNCIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DISCIPLINA, NORMA E CONTROLE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
CORPOS (IN)DOMADOS: LOUCURA E RESISTÊNCIAS DE MULHERES DOCENTES NO PARÁ(1964-1984) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
CORPOS VULNERADOS E VIDAS NUAS: A RESISTÊNCIA NO JORNAL BOCA DE RUA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES: ALGUMAS ANÁLISES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NEGRAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
CUERPOS, GÉNEROS Y TÉCNICAS CORPORALES EN EL RUNNING Y BOXEO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
CUIDADO, HOMENS TRABALHANDO!: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DOCÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
CULTURA VISUAL NO ENSINO DE ARTES VISUAIS – OS SENTIDOS NAS PRÁTICAS DOCENTES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: MEDITAÇÃO E PRÁTICAS ORIENTAIS NA ESCOLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
DANÇA: UM DIÁLOGO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
DAS EXPERIÊNCIAS SOFRIDAS À “MÁGICA PRESENÇA DAS ESTRELAS”: MALALA, ANNE FRANK E FRIDA KAHLO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
DESCOBERTAS FEMININAS SOBRE SCRIPTS DE GÊNERO: O PROCESSO DE MONTAÇÃO EM SER / SE FAZER DRAG QUEEN |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
DESCOBRINDO A SI MESMO: COMO A IMAGEM CORPORAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA? |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA RURAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
DEVIRES MULHERES NO ASSENTAMENTO CONQUISTA DA FRONTEIRA: SEMEANDO VIDAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
DIALOGANDO SOBRE GÊNERO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL: O ENSINO DA BIOLOGIA HUMANA PARA ALÉM DO ÓBVIO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
DIÁLOGOS COM A JUVENTUDE E GRUPO DE MULHERES: APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
DIÁLOGOS COM ANA MARIA MACHADO: SER-CONSTRUIR-MULHER. EXTENSÃO LITERÁRIA NA REDE FEDERAL DA BAHIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RESSONÂNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA EM SANTA CATARINA (2015-2016) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
DIÁLOGOS PROFANOS: UMA TRANSA ENTRE O CONTRADISPOSITIVO DE AGAMBEN E A TEORIA QUEER |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
DIÁLOGOS SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO POSSÍVEL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
DIREITOS DA MULHER: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM CONFERÊNCIA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
DIREITOS E FEMINISMOS: A LUTA DAS MULHERES CONTRA AS FORMAS DE OPRESSÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES DE GÊNERO E PODER |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
DIREITOS HUMANOS NO ENCARCERAMENTO FEMININO: UM ENFOQUE PARA O ACESSO À SAÚDE COMO GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
DIREITOS, GÊNERO E COLETIVOS KAIOWÁ E GUARANI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
DISCURSOS NO FACEBOOK SOBRE O LANÇAMENTO DO FILME MULHER-MARAVILHA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
DISCUSSÃO DE GÊNERO NA INFÂNCIA: A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANA MARIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
DISCUSSÕES SOBRE CORPO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO MUSICAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
DISCUTINDO A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NO CONTEXTO SOCIAL DE UM BAIRRO NA CIDADE DE URUGUAIANA (RS) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
DIVERSIDADE E GÊNERO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM OLHAR PARA A SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E HOMOSSEXUALIDADE: RELATO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS E DEBATE ACERCA DO TEMA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
EDUCAÇÃO DOS CORPOS TRANSEXUAIS E O PODER JUDICIÁRIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
EDUCAÇÃO E SAÚDE EM INTERFACES EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA EM PORTUGAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E FEMINISMO: AS EXPERIÊNCIAS DE MULHERES EM COLETIVOS FEMINISTAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE NA REPRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA FAMILIA AGRICOLA DE PORTO NACIONAL-TO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
EDUCAR PARA A IGUALDADE DE GÊNERO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
EL HIJAB: ¿SÍMBOLO DE OPRESIÓN RELIGIOSA O DE LUCHA ANTICOLONIAL? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
ENTRE CALÇAS - PERFORMANCE E CONSTRUÇÃO DE AFETOS, SUBJETIVIDADES E CORPOREIDADES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
ENTRE DEUSES E HUMANOS: TRAVESSIAS HÍBRIDAS DE GÊNERO-SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DA DIFERENÇA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
ENTRE VIVÊNCIAS E(DE)FORMAÇÕES: GÊNERO E SEXUALIDADES NAS ESCOLAS SOTEROPOLITANAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
ENTRELAÇANDO GÊNERO E SEXUALIDADES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
ENUNCIADOS SOBRE “IDEOLOGIA DE GÊNERO” PRESENTES NA APROVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE 2014/2024: RELATO DE UM ESTUDO DE TESE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
ESCOLA SEM PARTIDO E EDUCAÇÃO SEM CRITICIDADE: A QUEM SERVE? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
ESCOLA SEM PARTIDO, "IDEOLOGIA DE GÊNERO" E AS LENTES DO ENTRETENIMENTO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
ESPAÇOS PÚBLICOS E DIVERSIDADE URBANA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2012-2017) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
EVASÃO ESCOLAR DE ALUNAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
FALA GAROTA! |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
FALANDO DE GÊNERO NA ESCOLA - EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE URUGUAIANA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
FAMÍLIAS E DIFERENÇAS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: O AFETO COMO ELEMENTO DEFINIDOR DESSAS RELAÇÕES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
FEMINILIDADES REPRESENTADAS EM "A HERDEIRA" : UMA ABORDAGEM DE GÊNERO POR MEIO DA LITERATURA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
FEMINISMO ACADÊMICO ATRAVÉS DAS PÁGINAS DO MULHERIO (1981-1988) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
FÊNIX/PAIETS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO POPULAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
FOI BOTO, SINHÁ? RESSIGNIFICANDO UMA LENDA FOLCLÓRICA BRASILEIRA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E DESAFIOS ACERCA DAS CONCEPÇÕES DA HOMOSSEXUALIDADE NA EJA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
FUTEBOL DE MULHERES E A EXPERIÊNCIA DE CAMPO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
FUTEBOL E MULHERES NO RIO GRANDE DO SUL E A TRAJETÓRIA DE MARIA IVETE GALLAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
FUTEBOL E MULHERES NO RIO GRANDE DO SUL: EDUARDA MARRANGHELLO LUIZELLI (DUDA) E A GESTÃO ESPORTIVA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
FUTSAL E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UM JOGO DE PROBLEMATIZAÇÕES |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
GENERIFICAÇÃO PATRIARCAL: DISTINÇÃO E GÊNESE SÓCIO-HISTÓRICA DO CAMPO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
GÊNERO E CIÊNCIA: ANALISANDO ALGUMAS REPORTAGENS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
GÊNERO E DEFICIÊNCIA: PÚBLICO-ALVO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PESPERCTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2008-2016 |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
GÊNERO E DIAGNÓSTICO EM SAÚDE MENTAL: QUE RELAÇÃO É ESSA? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
GÊNERO E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
GÊNERO E FABRICAÇÃO DE CORPOS INFANTIS: AS REPRESENTAÇÕES PRESENTES EM CANAIS DE MARCAS INFANTIS NO YOUTUBE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA PENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
GÊNERO E LIMITES NA OBRA MEDEIA DE EURÍPIDES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
GÊNERO E LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO CONTO I STAND HERE IRONING, DE TILLIE OLSEN |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
GÊNERO E MEIO AMBIENTE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (1990-2017) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
GÊNERO E SEXUALIDADE – DISCURSOS ENTRECRUZADOS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
GÊNERO E SEXUALIDADE: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
GÊNERO E TRABALHO: MEU CORPO FALA NA PESCA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
GÊNERO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PASSO FUNDO E A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
GÊNERO NOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA: CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
GÊNERO, SEXUALIDADE E PODER: A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM DISPUTA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
GÊNERO: UMA CONSTRUÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO CULTURAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
GÊNEROS NA ESCOLA: DISCUTINDO SOBRE PRECONCEITOS, VIOLÊNCIAS E DESIGUALDADES COM AS/OS ADOLESCENTES |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
GRAFISMOS DE BANHEIROS ESCOLARES: INCURSÕES SOBRE MENSAGENS DE SEXUALIDADE E DESEJO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
GRUPO NASCER SORRINDO – RIO GRANDE: Sua criação |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
GUARDAR O CORPO... A PRODUÇÃO DOS CORPOS NAS NARRATIVAS DOS JOVENS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
GURIAS PARA UM LADO E GURÍS PARA O OUTRO: AS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
HANDEBOL E A ARBITRAGEM DE MULHERES NO RIO GRANDE DO SUL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
HETEROTOPIAS VIRTUAIS: JUVENTUDES LGBT NO FACEBOOK |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
HIPERSEXUALIZAÇÃO FRENTE AO EMPODERAMENTO: A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO EVIDENCIADA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
HOMENS EM CONTRUÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
HOMENS TRANS EM AÇÃO: PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA EMANCIPAÇÃO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
HOMOFOBIA E FUTEBOL: AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
HOMOSSEXUAIS NO SISTEMA CARCERÁRIO MASCULINO: VIOLAÇÕES E PRIVAÇÕES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
I ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DO SINDICATO NACIONAL D@S SERVIDOR@S FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SINASEFE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
IGUALDADE DE GÊNERO: DISCUSSÃO E REFLEXÃO NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
IMAGENS DO FEMINISMO ONLINE: NOTAS SOBRE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM PÁGINAS DO FACEBOOK |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
IMAGENS, GÊNERO E JUSTIÇA - UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ARTES VISUAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
IMIGRANTES BRASILEIRAS NA ITÁLIA: GÊNERO, IDENTIDADES E MIGRAÇÕES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
INFLUÊNCIAS DO PRECONCEITO CONTRA DIVERSIDADE SEXUAL DE GÊNERO NA ESCOLA E NO CLIMA ESCOLAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
INSÍDIAS E VESTÍGIOS NO TRABALHO INVESTIGATIVO SOBRE HOMOEROTISMO E EDUCAÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FAMÍLIARES NO CONTROLE DE FORMAÇÕES ESCOLARES DE MULHERES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
INTERSECÇÕES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA NAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E AS INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
INTERSEÇÕES ENTRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
JOVENS EM/NO JOGO: VACINA CONTRA A MENINGITE C E HPV |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
JOVENS FEMINISTAS: ALGUMAS EXPRESSÕES NA ATUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
LAZER NA NATUREZA E HEGEMONIA DOS HOMENS PRATICANTES DE MOUNTAIN BIKE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
LIVRE PARA VOAR: ROMPENDO O CÉU E PARADIGMAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
LIVROS ILUSTRADOS DE DIFERENTES PAÍSES: DIVERSIDADES E ENSINO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
MALDITAS E BENDITAS MÁSCARAS: ENTRE ATOS E CENAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
MARCAS INVISÍVEIS DO CORPO: A VIOLÊNCIA VERBAL NO ATENDIMENTO A GESTANTE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
MARCHA DOS VADIOS DE ALICE PORTO: FEMINISTOS EM MANIFESTAÇÕES FEMINISTAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
MARIA ESTHER BUENO NAS PÁGINAS DO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO" |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
MARIA HELENA VARGAS DA SILVEIRA: A INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO E RAÇA NO LIVRO “É FOGO!” |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
MASCULINIDADES CLANDESTINAS: A TRANSMASCULINIDADE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
MASCULINIDADES OFF SCREEN: BUCK ANGEL E AS DISPUTAS PELA VISIBILIDADE FTM NA PORNOGRAFIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
MEMÓRIAS DE DEZ ANOS DE PIBID UFLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
MEMÓRIAS: REFLEXÕES EM TORNO DA MILITÂNCIA FEMINISTA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
MIGRAÇÃO E GÊNERO: ANÁLISE À LUZ DA INCIDÊNCIA DO TRÁFICO DE PESSOAS PARA FINS DE EXPLORAÇÃO LABORAL NO BRASIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
MOSTRA CULTURAL SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: PROMOVENDO DISCUSSÕES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS ESCOLAS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
MULHERES NA ARBITRAGEM DO RIO GRANDE DO SUL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
MULHERES NA MATEMÁTICA: ENTRE ENSINO E PESQUISA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO: DUPLA JORNADA, DESIGUALDADE SALARIAL E ASSÉDIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
MULHERES QUE AMAM MULHERES: UMA INVESTIGAÇÃO NA HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
MULHERES QUE DESAFIAM O ENVELHECIMENTO E O QUESTIONAMENTO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
MULHERES, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE TRABALHO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
MÚSICA, ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ALGUMAS DISCUSSÕES DE CORPO E GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE NA MAIORIA DAS MÚSICAS DE FUNK TEM QUE TER BUNDA NO MEIO?! DANÇA E GÊNERO NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
NARRATIVAS DOCENTES, GÊNEROS E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
NASCER SORRINDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MOVIMENTO DE HUMANIZAÇÃO DO NASCIMENTO E CONTRA A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
NOS ESCRITOS DE CAROLINA: A VOZ E A VEZ DA MULHER NEGRA E DE PERIFERIA NA ESCOLA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
NOS INTERSTÍCIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO MULHERES E NATUREZA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
NÓS, MULHERES: A IMPORTÂNCIA DA SORORIDADE E DO EMPODERAMENTO FEMININO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
NOTAS DE UMA DISCURSIVIDADE EM AÇÃO: GÊNERO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
NOVAS FORMAS DE SER PRÍNCIPES E PRINCESAS: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
O BRASIL E A IMIGRAÇÃO VENEZUELANA: A (DES)ORGANIZAÇÃO DA POLÍTICA MIGRATÓRIA BRASILEIRA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
O CARÁTER PERFORMATIVO DAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
O CASAMENTO COMO RECONFIGURAÇÃO SOCIAL DA MIGRAÇÃO NA CIDADE DE LAJEADO– RS PELA PRESENÇA DA MULHER HAITIANA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
O CINEMA COMO ESTRATÉGIA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA GÊNERO E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
O CLUBE DOS PERDEDORES: ENTRE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NO FILME IT - A COISA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
O COLETIVO DE MULHERES DE CÁCERES: CRIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÕES E EXPERIÊNCIAS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
O CONCEITO DE GÊNERO E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO UM ÍNDICE DE EQUIDADE/IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
O CONTEÚDO GÊNERO EM DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA: EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
O CORPO ERÓTICO EM “O COZINHEIRO”, DE CHIQUINHA GONZAGA: RUPTURAS DISCURSIVAS ACIONANDO DISCURSOS DE RESISTÊNCIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
O CORPO FEMININO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA: RUMO À CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DAS MULHERES NO BRASIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E RESIGNIFICAÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
O CUIDADO INDIVIDUALIZADO AO PACIENTE HOMOSSEXUAL PORTADOR DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
O DIREITO AO NOME E DIGNIDADE HUMANA DO NASCITURO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
O DIREITO CONSTITUCIONAL À ALTERAÇÃO DO REGISTRO CIVIL: NARRATIVAS SOBRE GÊNERO POR ESTUDANTES TRANS DA FURG |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
O DISCURSO ANTIGÊNERO NO MÉXICO: FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E OFENSIVA REACIONÁRIA NAS MÍDIAS ELETRÔNICAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
O ENSINO DO CORPO BIOSOCIAL ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO “UMA AVENTURA PELO CORPO HUMANO” |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
O ENSINO DO CORPO HUMANO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AULAS DE CIÊNCIAS E O USO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
O FEMINISMO 2.0 E OS MOVIMENTOS DE APROPRIAÇÃO DO CONCEITO CULTURA DO ESTUPRO: REFLEXÕES SOBRE A SENSIBILIDADE E O CARACTER CULTURAL DO ASSÉDIO E DA VIOLÊNCIA SEXUAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
O FEMINISMO 2.0 E OS MOVIMENTOS DE APROPRIAÇÃO DO CONCEITO CULTURA DO ESTUPRO: REFLEXÕES SOBRE A SENSIBILIDADE E O CARACTER CULTURAL DO ESTUPRO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
O FRACASSO ESCOLAR SOB UM OLHAR DE GÊNERO: COMPREENDENDO TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE MENINAS E MULHERES A PARTIR DE UMA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
O HOMOEROTISMO NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE AS HISTÓRIAS NÃO CONTADAS NA HORA DO CONTO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
O II SEMINÁRIO DE GÊNERO E SEXUALIDADE: E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DO IF SERTÃO PE - CAMPUS PETROLINA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
O IMAGINÁRIO DE CONSUMO NO ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO MEDIANTE O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
O LAMPIÃO DA ESQUINA E O JORNAL DO NUANCES: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
O MEU E O SEU CARNAVAL: LIMITES E PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA FESTA DE MOMO E O CONTROLE DOS CORPOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS DESENCADEAMENTOS PARA DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
O PROCESSO DE SILENCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: IMPLICAÇÕES SOCIAIS, EDUCACIONAIS, CULTURAIS E NA SAÚDE PÚBLICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
O PROCESSO MIGRATÓRIO DAS MULHERES HAITIANAS NO VALE DO TAQUARI/RS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 20 – Gênero, migrações contemporâneas e políticas públicas |
O QUE PODE O OLHAR DO OUTRO? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
O QUE VELAM E REVELAM AS ILUSTRAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2013 PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
O SILÊNCIO QUE GERA VIOLÊNCIAS E PERPETUA PRECONCEITOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
O USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS NO TRATO DE QUESTÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: A EXPERIÊNCIA DO NEPGS RIO GRANDE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
OBJETIFICAÇÃO E SAÚDE MENTAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
OFICINA DE DIVERSIDADE: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
OLHARES DE UMA EQUIPE DIRETIVA SOBRE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
ORGULHO DE SER HETERO: DISPUTAS EM TORNO DAS MASCULINIDADES EM UMA PÁGINA DO FACEBOOK |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
OS (NÃO) DITOS ACERCA DA MULHER NA CIÊNCIA EM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
OS BRINCARES: CRIANDO DEVIRES INFANTIS DE INTIMIDADE COM A VIDA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
OS CONTOS DE FADA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: A METÁFORA DO ESTUPRO EM MALÉVOLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
OS DESAFIOS ACERCA DA SEXUALIDADE DA MULHER COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM RELAÇÃO A CORPOREIDADE INFANTIL NAS AULAS DE FUTSAL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
OS PERCALÇOS ENFRENTADOS POR TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
OS SABERES MÉDICOS E AS PRÁTICAS DE CONTROLE DO CORPO NO CONTEMPORÂNEO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
PARA ALÉM DO MATCH: TINDER NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DE CORPOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
PEDAGOGIA QUEER NAS LICENCIATURAS EM DANÇA: UM DIÁLOGO IMINENTE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
PEDAGOGIAS CULTURAIS SOBRE SEXTING |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
PERCEPÇÃO DA POSTURA DA MULHER COMO ACADÊMICA DE LICENCIATURA E A FUTURA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO IFMT QUANTO ÀS PRÁTICAS DO SEXTING E BULLYING |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POPULAÇÃO LGBTI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
PRÁTICAS DE LAZER DA JOVEM EVANGÉLICA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS: SILENCIAMENTOS E DISCIPLINA DOS CORPOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
PRECONCEITO CONTRA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ESCOLA: INVESTIGANDO PERCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
PROBLEMAS E ESFINGES SOBRE HOMOEROTISMO E EDUCAÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
PROBLEMATIZANDO A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
PRODUÇÃO DE MAPAS DE CALOR COMO FERRAMENTA PARA OS ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
PRODUÇÃO DO DISCURSO BIOLÓGICO ENTRELAÇADO AO DISCURSO MÉDICO: (DES)ENCAIXES DA NORMA BINÁRIA DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
PRODUZINDO RESISTÊNCIAS: EM FOCO O PROJETO ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS ROMPENDO A FRONTEIRA DA INVISIBILIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
PROFISSÃO FEMININA OU MASCULINA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A AIDS E O DISPOSITIVO DE COMBATE À HOMOFOBIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
QUANDO O JOGO SE CONSOLIDA EM ESTRUTURAS MACHISTAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE UMA CULTURA OPRESSORA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
QUEM DISSE QUE EDUCAÇÃO SEXUAL NÃO É CONTEÚDO OBRIGATÓRIO? PROVOCAÇÕES A PARTIR DO ESCOLA SEM PARTIDO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA NOS QUILOMBOS: O CASO DAS MULHERES QUILOMBOLAS DE MOSTARDAS/RS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
QUESTÕES DE GÊNERO: A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
RECIPIENTES PARA ALIMENTAR A ALMA: MULHERES NEGRAS E A RACIALIZAÇÃO DO CUIDADO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
REFLEXÕES A CERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
REFLEXÕES SOBRE A (RE) PRODUÇÃO DE PRECONCEITOS NO COTIDIANO ESCOLAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK NAS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA JUVENTUDE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
REFLEXÕES SOBRE ADOÇÃO, SEXUALIDADE, DISCURSO E PODER A PARTIR DE LEITURAS DE MICHEL FOUCAULT |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
REFLEXÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA DE MULHERES A PARTIR DE UM RECORTE DE CLASSE E RAÇA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES FAMILIARES EM QUE HÁ A PRESENÇA DE FILHOS HOMOSSEXUAIS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
REFLEXÕES SOBRE TEMÁTICAS FEMINISTAS: A TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
RELAÇÕES DE GÊNERO E ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES POSSÍVEIS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE: (DES)CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
RELAÇÕES DE GÊNEROS E A (CON)FORMAÇÃO DE MULHERES CIENTISTAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE EM SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO – FURG |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: TRANSFORMADOR: PARIR COM AMOR SEM VIOLÊNCIA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
RELATO DO PROJETO DE EXTENSÃO: “NA PAZ – ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NAS ESCOLA” |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
RELATO E EXPERIÊNCIA BIOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A (DES)HUMANIZAÇÃO NO PARTO |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
REPRESENTAÇÃO SOBRE PROSTITUTAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE BASEADA NAS TEORIAS DO ESTIGMA E DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS DA PEDAGOGIA SOBRE A PRESENÇA DE HOMENS NO CURSO E NO MUNDO DO TRABALHO EDUCACIONAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
RESISTÊNCIA FRENTE ÀS DESIGUALDADES DE GÊNERO: RELATO DA EXPERIÊNCIA COM A EXPOSIÇÃO “MULHERES EXTRAORDINÁRIAS - FRAGMENTOS DE LUTA E SUPERAÇÃO” |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
RESISTIR PARA RE(EXISTIR): REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE RESISTÊNCIAS POR ESTUDANTES GAYS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
ROUSSEAU: A CUMPLICIDADE ENTRE NATUREZA E PATRIARCADO NA EDUCAÇÃO DE SOFIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
RUPI KAUR NA ESCOLA: RELATO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 34 – Propostas educativas e materiais didáticos para educação em sexualidade e gênero |
SAPATÃO ENQUANTO RIZOMA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DA LÉSBICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
SE EU COMPREI, ENTÃO É MEU - COISAS DO COTIDIANO E DO PRAZER SEXUAL PARA ALÉM DA HETERONORMATIVIDADE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
SEXUALIDADE E HIV: REPRESENTAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA IDOSA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 1 – A produção dos corpos, gêneros e sexualidades e experimentações de resistências: problematizações a partir de Michel Foucault |
SEXUALIDADE E SUAS ARTICULAÇÕES NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS TECNOLOGIAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
SEXUALIDADE: O CONHECIMENTO DO CORPO COMO PREVENÇÃO DO ATO SEXUAL PRECOCE |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 35 – O “corpo” e os efeitos das práticas para além dos órgãos... |
SEXUALIDADE: UMA ABORDAGEM TRANSVERSAL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 17 – Gênero, diversidade e interdisciplinaridade na formação de professoras/es |
SOBRE AQUILO QUE (NÃO) SE FALA: “EU NÃO SOU ESSE... GAY QUE LEVANTA A BANDEIRA PELO PRÓPRIO CORPO” |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
TÃO DIFERENTES, TÃO IGUAIS, TÃO REAIS! |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
TEM GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA SIM! EM FOCO AÇÕES DO PROJETO ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
TESSITURAS DA PRÁTICA ACADÊMICA: ESTUDOS E PERCEPÇÕES NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
TORCIDAS DE FUTEBOL NO FACEBOOK: MARCADORES NORMATIVOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
TRABALHANDO GÊNERO: RELATOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
TRAJETÓRIA DA EQUIPE DE FUTEBOL DE MULHERES DO SPORT CLUB INTERNACIONAL NO CAMPEONATO GAÚCHO DE 2017 |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
TRAJETÓRIAS TRANSEXUAIS INTERFACE A CATEGORIA GERAÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
TRANS(FORMAR) O NOME: REPERCUSSÕES DO USO DO NOME SOCIAL POR SUJEITOS TRANSGÊNROS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
TRANSDIVERSIDADES: OLHARES PARA UM EPISÓDIO DA SÉRIE LIBERDADE DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
TRANSEXUALIDADE EM PAUTA: SABERES JURÍDICOS EM TORNO DA EXPERIÊNCIA TRANSEXUAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
TRANSFORMANDO VIDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESSOAS TRANS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
UM CLOSE EM D. HERMÍNIA: A MULHER MÃE NOS FILMES "MINHA MÃE É UMA PEÇA" E "MINHA MÃE É UMA PEÇA 2" |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
UM CORPO ESTRANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DOCÊNCIA MASCULINA EM QUESTÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO EDUCACIONAL DA SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 16 – Educação em sexualidade inclusiva: intercepções com o género, a saúde e a sustentabilidade social |
UM OLHAR SOBRE AS FORMAS DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO CENÁRIO DOS PARTOS BRASILEIROS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
UM RECITAL MEMORÁVEL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
UMA BOLSA SE TRANSFORMA EM CADERNO-BOCA-OUVIDO CUJA VOZ SOPRA SECRETAS ESCRITAS DE SI |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
UMA COLCHA DE RETALHOS QUE NÃO SE CONSTRÓI EM UMA NOITE... |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 4 – Apontamentos preliminares das questões de gênero |
UMA PEDAGOGIA CULTURAL DE GÊNERO PRODUZIDA A PARTIR DO ENEM 2015 |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
UMA SANGRIA POÉTICA PARA ROMPER O SILÊNCIO: ESTADO, FAMÍLIA, RELIGIÃO E O LUGAR DAS MULHERES NA HISTÓRIA PAU-BRASIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 26 – Gêneros, sexualidades e práticas corporais: modos de fazer e intencionalidades em movimento |
VAI EMBRAZANDO DESPACITO NESSA VIDINHA DE BALADA: DISCUTINDO AS QUESTÕES DE GÊNERO COM ADOLESCENTES |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
VAMOS COMBINAR? ADOLESCÊNCIA, JUVENTUDE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS – UMA EXPERIÊNCIA EM MANAUS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 15 – Educação popular, epistemologias feministas e relações de gênero |
VESTIR-SE PARA IR Á ESCOLA, UMA QUESTÃO DE MODA E DE GÊNERO? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA PROSTITUIÇÃO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 36 – O corpo feminino como objeto de desejo e espetacularização: dos processos de erotização da infância à violência contra mulheres e meninas |
VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES AFETIVO-SEXUAIS DE JOVENS DE UMA ESCOLA NA REGIÃO DA COSTA VERDE (RJ) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PREVENINDO E COMBATENDO A PRÁTICA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PRÁTICA RECORRENTE NOS ATENDIMENTOS DO CREAS, BAGÉ (RS) |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
VIOLÊNCIAS EM MULHERES LÉSBICAS UNIVERSITÁRIAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXOS TEMÁTICO 25 – Gênero, sexualidades e políticas educacionais |
VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
“A GALINHA PINTADINHA E SUA TURMA”: PROBLEMATIZANDO POSIÇÕES DE GÊNERO EM ARTEFATOS CULTURAIS PARA AS INFÂNCIAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
“BICHA NÃO JOGAVA NO TIME DELES”: PROBLEMATIZANDO A MASCULINIDADE NORMALIZADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 14 – Educação física, gênero, sexualidade nas práticas corporais/esportivas nas diversas instâncias formativas |
“BRINCADEIRA LIVRE”: O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
“DA VIGILÂNCIA SUPERIOR AOS CORAÇÕES QUE CHORAM”: A SEXUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DA CIDADE DE PELOTAS/RS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 21 – Gênero e sexualidade: um olhar sobre as infâncias e juventudes contemporâneas |
“É TIPO UM LABIRINTO“: LGBTS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 23 – Gênero, sexualidades, direito humanos e justiça social |
“É UMA COISA QUE VOCÊ TEM QUE CONSTRUIR”: INVENÇÕES, TRANSGRESSÕES E TERRORISMOS NAS RESISTÊNCIAS AO BINÁRIO DE GÊNERO |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 30 – Micropolíticas e subjetivações - corpos, gêneros e sexualidades – cartografando experiências no ensino e na pesquisa para uma arte da existência de resistência aos fascismos contemporâneos |
“ELE JÁ SAIU DA ESCOLA, ERA UM ‘TRAVECÃO’ SABE?”: RELATOS SOBRE HOMOFOBIA |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 2 – Abordagens filosóficas sobre diferença e gênero |
“ELE, O BOTO”: ANÁLISES A PARTIR DA ETNOGRAFIA DE TELA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
“GOSTA DE MIM? SIM OU NÃO?”: O QUE PODE UMA DRAG QUEEN NA ESCOLA? |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 7 – Corpos, diversidades sexuais e educação: problematizações dos espaços educativos e dos processos formativos dos sujeitos |
“LAROYÊ EXU MULHER”: AS POMBAGIRAS COMO REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA QUIMBANDA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
“LOUCURINHAS DO VOVÔ“: A HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO DO SPORT CLUB RIO GRANDE |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO EM PÔSTER |
EIXO TEMÁTICO 10 – Corpos, gêneros e sexualidades nas práticas esportivas e de lazer: entre resistências e reificações |
“MINHA VIDA DE JOÃO”: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES DAS ADOLESCENCIAS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
“MULHER NO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE”: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE TEXTOS HUMORÍSTICOS |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 6 – Artefatos Culturais, significados de gênero e educação |
“NO FIM, TODA MULHER NEGRA É UMA IRMÃ MAIS VELHA”: COMPARTILHAMENTO E (RE)EXISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 3 – Alteridades, interseccionalidades e educação |
“O CADERNO ESTÁ MUITO CAPRICHADO, AINDA DÁ TEMPO DE CORRIGIR”: UMA REFLEXÃO SOBRE A (RE)PRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 18 – Gêneros e sexualidades nos currículos escolares |
“PONDO A MÃO NA MASSA”: INTERVENÇÕES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE GÊNERO, RAÇA E DIVERSIDADE SEXUAL |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 41 – Tensões e desafios da diversidade de gênero e sexual no ensino superior |
“POR ISSO SEM TEMER, FOI SEMPRE O NOSSO LEMA”: IDEOLOGIA DE GÊNERO, ORGANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA NO COLÉGIO PEDRO II |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
“POSSO PINTAR O PÉ?“: O FAZER ARTÍSTICO E O ADESTRAMENTO DOS CORPOS NA ESCOLA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 29 – Linguagens e arte em contextos educacionais: questões sobre corpo, gênero e sexualidade |
“SE EU NÃO SOU INSTRUÍDA PARA FALAR SOBRE ISSO, PORQUE EU VOU FALAR?”: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 28 – Ideologia de gênero: movimentações contrárias ao direito à educação inclusiva, laica e de qualidade |
“SE VOCÊ FOR ESTUPRADA E ENGRAVIDAR, NÃO SE PREOCUPE: ESSES DEPUTADOS SABEM O QUE É MELHOR PARA VOCÊ“ - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO ARTÍSTICA NA PARADA DE ÔNIBUS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 5 – Arte, subjetividades e escrita de si |
“SOU UM MENINO DIFERENTE QUERIA SER UMA MENINA, ACHO LINDO USAR ESMALTE“: REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE AS DIFERENÇAS EM AÇÕES DO PIBID |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 8 – Corpo, gênero, sexualidade, saúde e sustentabilidade em expressões geradoras de diferentes práxis em construção no pibid - programa de iniciação à docência |
“SPEAK”: PROBLEMATIZANDO VIOLÊNCIAS SEXUAIS, SILENCIAMENTOS E CINEMA COM ADOLESCENTES |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 40 – Violência sexual – discutindo responsabilidades, intervenções e práticas de empoderamento |
“UMA A CADA ONZE”: DISCUTINDO A CULTURA DO ESTUPRO NO BRASIL |
|
TRABALHOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
EIXO TEMÁTICO 32 – Multifaces da violência de gênero, resiliência pessoal e profissional |
“UMA FEMINISTA, EVA E UM PADRE ENTRAM EM UM BAR...” RELIGIÃO E HUMOR GRÁFICO NA IMPRENSA DO BRASIL E DA ARGENTINA |
|
TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL |
EIXO TEMÁTICO 38 – Relações de gênero, sexualidades, religiões e religiosidades |
“VOCÊ VAI SE ENTENDENDO MELHOR E VAI FORMULANDO MELHOR AQUELA IDEIA“: ENTRE PESQUISA, NARRATIVAS E SUBJETIVAÇÕES |
|